O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) criticou, em pronunciamento na Câmara nesta semana, a alta taxa de juros imposta pelo Banco Central do Brasil, sob a gestão de Roberto Campos Neto. De acordo com o parlamentar, os 13,75% atuais “não se justificam” e o país está com uma das maiores taxas de juros do mundo. Assista ao vídeo no final da página.
“Tem razão o presidente Lula ao dizer que não se justifica a maior taxa de juros do mundo no Brasil. Num país que tem reservas internacionais da ordem de 400 bilhões de dólares, ou seja, 20% do PIB, não tem trajetória explosiva de dívida nenhuma”, disse Ivan.
O psolista afirmou, também, que é o próprio mercado financeiro quem cria o “risco” para seguir lucrando com os altos juros. Ele aproveitou para criticar a suposta “independência” do Banco Central e o seu atual presidente, Campos Neto.
“E a gente ouvindo o presidente do Banco Central no programa Roda Viva, ele insiste em uma única questão: que o Brasil é um país ’em risco’. Quem cria o risco? É o próprio mercado financeiro, que dirige o Banco Central ‘independente’. Essa é a realidade”, discursou Ivan. “É preciso que haja recursos nesse país pra investir em saúde, educação, moradia popular e desenvolver o Brasil em infraestrutura, gerar emprego e distribuir renda”, completou.
Assista abaixo.