NOTÍCIAS

Ministério faz cerimônia para celebrar o Dia dos Povos Indígenas

O ministério dos Povos Indígenas, comandado pela ministra Sônia Guajajara (PSOL), promoveu diversas ações nesta quarta-feira, 19 de abril, para celebrar o Dia dos Povos Indígenas. Foi a primeira vez […]

Publicado em: 19/04/2023

Atualizado em:05/05/2023

Ministério faz cerimônia para celebrar o Dia dos Povos Indígenas

O ministério dos Povos Indígenas, comandado pela ministra Sônia Guajajara (PSOL), promoveu diversas ações nesta quarta-feira, 19 de abril, para celebrar o Dia dos Povos Indígenas. Foi a primeira vez […]

Publicado em: 19/04/2023

Atualizado em:05/05/2023

O ministério dos Povos Indígenas, comandado pela ministra Sônia Guajajara (PSOL), promoveu diversas ações nesta quarta-feira, 19 de abril, para celebrar o Dia dos Povos Indígenas. Foi a primeira vez que a data foi pensada com o objetivo de fortalecer o caráter diverso dos 305 povos indígenas que vivem no país: o evento em Brasília marcou a celebração do 19 de abril como “Dia dos Povos Indígenas” e não como “Dia do Índio”.

Guajajara destacou o simbolismo da renomeação e o seu compromisso em relação à garantia, promoção e proteção dos direitos indígenas: “Sabemos dos enormes desafios que temos pela frente e justamente por isso é tão importante ressignificar este dia e celebrar nossas conquistas. Em pouco tempo já tivemos grandes avanços e teremos mais, não apenas neste Abril Indígena, como em todo este ano e neste governo”, discursou.

A cerimônia, que contou com a presença de outros ministros e representantes dos diversos povos originários do país, também marcou o lançamento da campanha “Nunca Mais um Brasil Sem Nós”. A ação propõe dar visibilidade à luta dos povos indígenas que resistem e existem no Brasil e que garantem a preservação de 274 línguas faladas. A campanha celebra a força da ancestralidade: “É tempo de honrar a cultura, a história e a diversidade dos povos originários, que emergem exuberantes, pintados de urucum e jenipapo”, diz um trecho do vídeo de divulgação. Assista no final da página.

No evento, Guajajara definiu a demarcação dos territórios indígenas como uma ação essencial: “A tarefa que justifica a necessidade de um ministério exclusivamente para a causa dos direitos dos povos indígenas é a demarcação dos nossos territórios. Nós estamos expostos à vulnerabilidade política que se agrava quando há o desconhecimento de quem somos e, principalmente, quando disseminam mentiras sobre nossos direitos e nosso modo de ser”, afirmou a ministra.

Além dela, a mesa de trabalho da cerimônia contou ainda com as falas de: Braulina Baniwá, Diretora da ANMIGA; Dinamam Tuxá, Coordenador Executivo da Apib; Joenia Wapichana, Presidenta da Funai e Célia Xakriabá, deputada federal. Também compareceram a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, e o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Pelo Twitter, o presidente Lula reforçou a importância da data: “A luta dos povos indígenas pela preservação do meio ambiente e nosso planeta é histórica e deve ser valorizada. Hoje, no dia dos Povos Indígenas, reafirmamos o compromisso do nosso governo”.

A renomeação da data para “Dia dos Povos Indígenas” foi uma proposição da atual presidenta da Funai, Joenia Wapichana, quando ela era deputada federal. Wapichana também destacou a importância da mudança: “É o primeiro dia que o Estado Brasileiro reconhece o 19 de abril como Dia dos Povos Indígenas. A história dos povos indígenas precisa ser contada e nunca esquecida, pois durante todos esses anos vivemos uma história de luta e resistência, resiliência, por não reconhecerem a diversidade dos nossos povos”.

Assista abaixo ao vídeo da campanha “Nunca Mais um Brasil Sem Nós”, lançado pelo Ministério.

Notícias relacionadas

Go to Top