O vereador suplente de Florianópolis-SC e integrante da Primavera Socialista, Leonel Camasão (PSOL), está sendo processado pelo senador bolsonarista Jorge Seif Jr (PL-SC), por ter divulgado uma reportagem que afirma que um caminhão em nome da família do parlamentar foi apreendido com mais de 300 quilos de drogas. “O bolsonarismo está tentando me calar mais uma vez”, escreveu Camasão nas redes sociais. O jornalista e parlamentar suplente já havia sido processado por Luciano Hang, dono das lojas Havan, em 2021.
A reportagem que denuncia o suposto envolvimento da empresa de Seif com tráfico de drogas foi publicada originalmente no site “SC em Pauta” e ganhou repercussão nacional. Um caminhão em nome da JS Pescados (JS de “Jorge Seif) foi apreendido com 322 quilos de maconha no Mato Grosso do Sul. O veículo vinha do Paraguai em direção a Itajaí-SC, onde fica a sede da empresa. O motorista foi preso em flagrante. O senador se defende alegando que o caminhão havia sido vendido em setembro de 2022 e que, pelo fato da venda ter sido parcelada, o veículo ainda se encontrava no nome da empresa. Questionados pela imprensa, ele e o seu pai, Jorge Seif, se negaram a informar para quem venderam o caminhão.
“Assim como Luciano Hang, Jorge Seif tenta calar a voz de jornalistas que estão apenas fiscalizando os agentes públicos. Ambos me processam tentando intimidar a mim e a outros jornalistas, criando um clima de pânico para os que discordam e estão atentos a seus desmandos”, comenta Camasão sobre o processo que está sofrendo. “Não por acaso, o mesmo Seif já foi alvo de uma ação por supostamente usar a estrutura da Havan, de Luciano Hang, durante as eleições, o que configura abuso de poder econômico”, completa.
O psolista afirma ter “consciência tranquila” e afirmou que seguirá firme na luta contra o extremismo, acreditando que a justiça catarinense não se alinhará à perseguição política que alega estar sendo vítima. O jornalista Marcelo Lula, responsável pelo “SC em Pauta”, que publicou a reportagem em primeira mão, também está sendo alvo de ação do senador.
A reportagem foi publicada originalmente no site "SC em Pauta", e repercutiu em toda a imprensa nacional. Um caminhão em nome da JS Pescados (JS de "Jorge Seif) foi pego com drogas no MS, vindo do Paraguai em direção a Itajaí, cidade sede da empresa. https://t.co/f1rxRzbQ6s
— Leonel Camasão 🌈 (@camasao50) April 24, 2023
Disseram ainda que a venda foi feita de forma parcelada e por isso, o caminhão ainda estava no nome da empresa. Questionado pela imprensa, Seif Jr. e o pai se negaram a informar para quem o caminhão havia sido vendido.
— Leonel Camasão 🌈 (@camasao50) April 24, 2023
Não por acaso, o mesmo Seif já foi alvo de uma ação por supostamente usar a estrutura da Havan, de Luciano Hang, durante as eleições, o que configura abuso de poder econômico. https://t.co/oKU9fmw5RW
— Leonel Camasão 🌈 (@camasao50) April 24, 2023
Minha solidariedade também ao colega de profissão Marcelo Lula, de Chapecó, também alvo de uma ação movida por Seif. Sem liberdade de imprensa, não há democracia!
— Leonel Camasão 🌈 (@camasao50) April 24, 2023