A professora, vereadora de Mogi das Cruzes-SP e integrante da Primavera Socialista, Inês Paz (PSOL), iniciou sua trajetória militante ainda na adolescência, durante a ditadura empresarial-militar. Nascida no bairro Jundiapeba, foi com seus pais, que tinham origem camponesa, que aprendeu o valor da solidariedade e da luta contra as injustiças sociais. Cria da escola pública, teve que começar a trabalhar cedo para ajudar em casa e pagar a faculdade. Graduada em História, Inês deu aulas durante 40 anos, tem 71 de idade e é mãe de um filho.
Quando adolescente, a parlamentar participou do grupo de “Jovens Estudantes Idealistas” – MEI, da Igreja católica, onde teve seu primeiro contato com a política. Ali, aprendeu que a ditadura brasileira prendia, torturava e matava quem fazia oposição. Em seguida, já na década de 70, Inês integrou o Movimento pela Emancipação do Proletariado (MEP), onde trabalhou pela organização de alunos e professores em defesa dos direitos civis e trabalhistas, já na faculdade.
Mais tarde, no movimento sindical, a psolista atuou em São José dos Campos, no ABC paulista, junto com seu irmão Tarcísio Paz, para organizar oposições sindicais e comissões de fábrica, inclusive colaborando com cursos de formação sindical e política com as esposas dos operários fabris. Depois, no ABC paulista, Inês ajudou a construir a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o PT.
Na década de 80, Inês foi aprovada em concurso e efetivada como professora de escola pública, em São Bernardo do Campo. Dessa forma, iniciou de fato a sua militância sindical, se elegendo como uma das diretoras do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).
A atividade parlamentar de Inês Paz começou no ano 2000, quando ela foi eleita vereadora de Mogi das Cruzes, se reelegendo em 2004, mesmo após uma redução no número de cadeiras na Câmara Municipal. Em 2005, fez parte do grupo que deixou o PT para construir o PSOL no município e, após anos divulgando o partido na cidade, Inês voltou a se eleger vereadora nas eleições de 2020.
Além da atuação como parlamentar, Inês também preside o PSOL de Mogi das Cruzes e segue Coordenadora da Apeoesp. Tem como prioridades no seu mandato a defesa da Educação, da Saúde, do Transporte, do meio ambiente, dos direitos dos trabalhadores, das mulheres, das negras e dos negros, dos jovens, dos idosos e da população LGBTQIA+.