NOTÍCIAS

Prefeitura de Belém alfabetiza mais de 200 pessoas em parceria com MST

Programa "Alfabetiza Belém", com o método "Sim, eu posso", pretende erradicar o analfabetismo na capital paraense.

Publicado em: 11/05/2023

Atualizado em:11/05/2023

Prefeitura de Belém alfabetiza mais de 200 pessoas em parceria com MST

Programa "Alfabetiza Belém", com o método "Sim, eu posso", pretende erradicar o analfabetismo na capital paraense.

Publicado em: 11/05/2023

Atualizado em:11/05/2023

A prefeitura de Belém promoveu, no sábado (06), uma cerimônia para celebrar a alfabetização de 208 pessoas, entre jovens, adultos e idosos, que aprenderam a ler e escrever por meio do programa “Alfabetiza Belém”, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O evento aconteceu no auditório da UFPA, onde os estudantes receberam seus certificados.

“Eu agradeço a Deus e também a minha professora Denise (Freire). Se não fosse eles não estaria aqui. Eu quero terminar os meus estudos para ensinar as outras pessoas sentirem a emoção dessa conquista”, disse Marcileia Lemos Macedo, de 47 anos, moradora de Cotijuba, sem conseguir conter as lágrimas pela emoção de estar dando os primeiros passos no caminho da leitura e da escrita.

Algumas concluintes do Alfabetiza Belém abriram a cerimônia de certificação dizendo: “Sim, eu posso ler e escrever. Esse é um direito que vamos defender”, lembrando o método “Sim, Eu Posso!”. Foto: Agência Belém

A idosa Olávia Damasceno Sanches, de 92 anos, também emocionada, não acreditava que um dia chegaria a viver a experiência de ser certificada por estar alfabetizada. Para ela, a idade “é uma bênção, mas ser alfabetizada na fase adulta não é fácil. Então é um prazer e orgulho estar aqui”, comentou.

O Alfabetiza Belém começou em 2021, com a tarefa de ensinar a ler e a escrever jovens, adultos e idosos que, por algum motivo, não tiveram acesso à educação. Além do MST, o programa conta com a parceria de instituições de ensino superior. Atualmente, o programa está presente em 38 escolas, atendendo 1.450 estudantes. Além das 208 pessoas certificadas neste sábado, em 2022 foram alfabetizados 1.055 estudantes na modalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). A previsão da prefeitura de Belém para 2023 é alfabetizar mais 3.258 pessoas.

Aos 47 anos, Marcileia Macedo foi alfabetizada e fez um agradecimento especial à sua professora Denize Freire. Foto: Agência Belém

“Queria agradecer a todo mundo que ajudou para esse momento ser concretizado. O nosso sonho é que Belém seja a primeira cidade brasileira a gritar que é território livre do analfabetismo e nós podermos ser a cidade referência no Brasil, por ter vencido o analfabetismo. Estamos juntos pela educação de qualidade e queremos mostrar a nossa força”, afirmou o prefeito da capital paraense, Edmilson Rodrigues (PSOL), que é integrante da Primavera Socialista. “Não parem por aqui, continuem estudando e transformando o mundo”, completou ele nas redes sociais.

Olávia Damasceno foi uma das primeiras a chegar no auditório Benedito Nunes para receber o certificado, por aprender a ler e escrever aos 92 anos, por meio do Alfabetiza Belém. Foto: Agência Belém

A agora alfabetizada Enilde Carneiro Baeta, de 64 anos, já anunciou que, após aprender a ler e escrever, agora continuará os estudos. Ela trabalhou a vida toda como empregada doméstica e, até fazer parte do programa, não teve a oportunidade de aprender as primeiras letras para escrever e ler seu nome. “Agora eu aprendi a ler e a escrever graças a Deus. Quando me ofereceram essa oportunidade peguei com as duas mãos. Eu já até me matriculei na escola e vou começar na segunda-feira”, contou Enilde.

Notícias relacionadas

Go to Top