NOTÍCIAS

Conheça Edmilson Rodrigues, Prefeito de Belém pelo PSOL

O professor, arquiteto, integrante da Primavera Socialista e atual prefeito de Belém-PA, Edmilson Rodrigues, se tornou, em 2020, o primeiro mandatário municipal eleito pelo PSOL em uma capital. Graduado em […]

Publicado em: 18/05/2023

Atualizado em:19/05/2023

Conheça Edmilson Rodrigues, Prefeito de Belém pelo PSOL

O professor, arquiteto, integrante da Primavera Socialista e atual prefeito de Belém-PA, Edmilson Rodrigues, se tornou, em 2020, o primeiro mandatário municipal eleito pelo PSOL em uma capital. Graduado em […]

Publicado em: 18/05/2023

Atualizado em:19/05/2023

O professor, arquiteto, integrante da Primavera Socialista e atual prefeito de Belém-PA, Edmilson Rodrigues, se tornou, em 2020, o primeiro mandatário municipal eleito pelo PSOL em uma capital. Graduado em Arquitetura pela UFPA, especializado em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas, mestre em Planejamento do Desenvolvimento e doutor em Geografia Humana pela USP, Edmilson é autor de diversos livros nas áreas de urbanismo, economia, participação popular e meio ambiente.

Ele iniciou sua trajetória política em 1986, ainda pelo PT, quando se tornou deputado estadual do Pará e se reelegeu quatro anos depois. Mais tarde, em 1996, Edmilson se elegeu prefeito de Belém pela primeira vez, com 57,47% dos votos válidos, cargo que ocupou até 2004. Em 2010, já pelo PSOL, voltou a concorrer ao cargo de deputado estadual e conquistou o mandato na ALEPA sendo o mais votado da história do Pará. Nas eleições de 2014 se elegeu deputado federal, com 170.604 votos, consagrando sua reeleição em 2018.

Antes de ocupar cargos públicos, o atual prefeito da capital paraense deu aulas na Escola Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro, foi professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Edmilson sempre se descreveu como um militante da luta popular pelo socialismo.

A primeira gestão de Edmilson à frente da prefeitura de Belém se destacou por programas sociais, que reduziram a desigualdade social na cidade, e pela ampliação da participação popular no Planejamento da cidade, incluindo Orçamento Participativo. Seu governo aumentou o diálogo processual que se destinava à situação do Plano Plurianual, à Lei Diretrizes Orçamentárias, ao Plano Diretor Municipal, às políticas públicas e ao Orçamento Anual. O bom trabalho lhe rendeu prêmios como o de Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em virtude do projeto Sementes do Amanhã, que retirava as crianças da área de depósito de lixo dando apoio social, financeiro, educacional e profissional para toda a família. Também foram implantados programas como a Escola Circo, o Bolsa Família de um salário mínimo, o Banco Municipal do Povo e o Família Saudável.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), e a secretária de educação da cidade, Araceli Lemos, entregando o diploma de alfabetizada para uma participante do programa. Foto: Divulgação

Seu terceiro mandato como prefeito de Belém está igualmente sendo marcado pela preocupação social, com programas de distribuição de renda, como o “Bora Belém”, e nas áreas de saúde, educação, atenção com a mulher, como o programa “Donas de si”, de participação popular nas decisões do município, como o “Tá Selado” e ações para o meio ambiente, como a candidatura da capital paraense para sediar a COP-30, em 2025. Edmilson também está promovendo obras para o desenvolvimento da cidade, como a construção da maior estação de tratamento de esgoto (ETE) da região Amazônica. Há também o “Alfabetiza Belém”, que tem a tarefa de ensinar a ler e a escrever jovens, adultos e idosos que, por algum motivo, não tiveram acesso à educação e que prevê alfabetizar mais de três mil pessoas apenas em 2023.

Notícias relacionadas

Go to Top