NOTÍCIAS

8° Congresso: Primavera Socialista se consolida como a maior força do PSOL!

Finalizamos no último domingo (1º), em Brasília, o 8º Congresso Nacional do PSOL. Após um intenso processo de debates e votações nos municípios por todo o país, conseguimos ouvir a […]

Publicado em: 04/10/2023

Atualizado em:04/10/2023

8° Congresso: Primavera Socialista se consolida como a maior força do PSOL!

Finalizamos no último domingo (1º), em Brasília, o 8º Congresso Nacional do PSOL. Após um intenso processo de debates e votações nos municípios por todo o país, conseguimos ouvir a […]

Publicado em: 04/10/2023

Atualizado em:04/10/2023

Finalizamos no último domingo (1º), em Brasília, o 8º Congresso Nacional do PSOL. Após um intenso processo de debates e votações nos municípios por todo o país, conseguimos ouvir a base do partido sobre os rumos que nossa militância quer que tomemos no próximo período. E os números mostram: com 67,1% dos votos dos delegados eleitos por todo o país, o campo “PSOL de Todas as Lutas” se consolidou como a nova maioria do partido, mostrando que a base efetivamente quer discutir um novo projeto de país que utilize o PSOL como um instrumento popular, democrático e socialista.

O recado foi dado: não há espaço para que PSOL trilhe uma linha estreita ou sectária. Disputaremos o poder com um programa de esquerda em grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Florianópolis, Niterói e tantas outras. Mas também apoiaremos frentes de esquerda onde houver espaço, tudo para derrotar a extrema-direita, sabendo da importância dos pleitos municipais.

Com a maior bancada neste Congresso, a Primavera Socialista sai deste processo congressual se reafirmando como a maior força política do PSOL, resultado de muita construção partidária e, acima de tudo, da sua coerência política e linha acertada para a conjuntura brasileira nos últimos anos. Nós, da Primavera Socialista, construímos com as tendências aliadas o bloco político que colocou o PSOL contra a criminosa Operação Lava-Jato, contra o golpe jurídico-parlamentar contra a presidenta Dilma, contra a prisão política, arbitrária e ilegal de Lula e, ao mesmo tempo, fomos nós que criamos as condições para a entrada massiva de lutadoras e lutadores sociais, entre eles militantes do MTST e da APIB, como Boulos e Sônia Guajajara, além de também ter sido nossa responsabilidade histórica abrir mão de apresentar candidatura própria à presidência em 2022, entendendo a importância do apoio ao presidente Lula desde o primeiro turno para enterrar a extrema-direita e Bolsonaro.

Ao fim do 8º Congresso, ainda indicamos nossa companheira Paula Coradi para cumprir a importante tarefa de ser a próxima presidenta nacional do PSOL, com a missão de representar tão brilhantemente quanto nos representou o companheiro Juliano Medeiros nos últimos 6 anos. Desejamos à Paulinha uma excelente gestão e temos plena certeza que, com sua liderança, seguiremos avançando na construção do PSOL como uma alternativa real de poder para o povo brasileiro, por um novo projeto de sociedade socialista, democrática, livre e digna para todas e todos.

Viva o PSOL!

Vai avançar a Primavera Socialista e Popular!

Notícias relacionadas

Go to Top