CONJUNTURA INTERNACIONAL
A situação decorrente do genocídio imposto por Israel contra o povo palestino além das resoluções aprovadas pelas nossas direções partidárias exige do PSOL uma maior reflexão dos acontecimentos sobre a conjuntura internacional. Nesse sentido, devemos aprofundar o debate interno no sentido de reavaliar nossa posição em relação ao conflito palestino, permitindo que, após ampla discussão das bases partidárias, a nossa direção nacional possa tirar um posicionamento mais atualizado sobre o tema.
RESOLUÇÃO SOBRE O PSOL
A constituição de uma nova maioria na direção nacional do PSOL com ampla hegemonia dos setores responsáveis pela mudança da orientação política e organizativa do Partido, iniciada a partir de 2016 faz que se torne cada vez mais insustentável a manutenção dos atuais programa e estatuto partidários. Neste sentido, a próxima direção nacional iniciará o processo de discussão interna que culminará com a convocação de um Congresso extraordinário do partido em 2025 com pauta exclusiva para discussão do programa e estatuto do PSOL.
A Direção Nacional irá constituir um Fórum de Parlamentares estaduais e municipais do PSOL com o objetivo de possibilitar a troca de experiências entre nossos vereadores e deputados estaduais com a criação de um Banco de Projetos de Leis, bem como o acompanhamento das atividades parlamentares e assessoramento pontual dos mesmos.
A Direção Nacional irá buscar definir uma política geral de atuação dos diversos setoriais buscando, mesmo considerando suas especificidades, unificar o formato organizativo unificado e dos mecanismos de acompanhamento das instâncias deliberativas a que elas estejam vinculadas.
A Direção Nacional em conjunto com os integrantes da Comissão de Ética Nacional buscará constituir esforços para que esta instância do PSOL venha a ter maior efetividade, dando solução mais célere às questões disciplinares suscitadas pelas instâncias e filiados do partido.
A Direção Nacional juntamente com a comissão de etica (talvez), deve reforçar e estabelecer algum método que dê a necessidade de um limite, a exposição às divergências internas, a não prejudicar a imagem externa do PSOL.
PRIMAVERA SOCIALISTA
A Primavera Socialista deve iniciar o processo de fusão com a Revolução Solidária objetivando constituir uma única organização e buscando neste processo envolver eventualmente outros setores do PSOL que tenham afinidades política com o campo PSOL Popular.