A Câmara de Florianópolis promoveu, na última quinta-feira (25), o lançamento e a instalação da Frente Parlamentar da Tarifa Zero. A iniciativa é do vereador e integrante da Primavera Socialista, Afrânio Boppré (PSOL), que presidirá os trabalhos.
A atividade contou com uma apresentação do engenheiro e ex-secretário de Transportes de São Paulo, Lúcio Gregori, de forma virtual. O especialista é tido como o “pai” da tarifa zero no Brasil e conhecido internacionalmente.
A Frente terá como objetivo estudar a viabilidade da implantação da gratuidade do transporte público em Florianópolis. “A tarifa zero é o SUS da mobilidade e uma das principais formas de garantir acesso a outros direitos”, afirma Afrânio.
O vereador planeja os trabalhos da Frente em três etapas: a primeira para levantar dados da realidade local; a segunda para estudar experiências de outros municípios que já contam com a política; e a terceira para elaborar um projeto de execução adaptado à Florianópolis.
“A tarifa zero possibilita o livre acesso das pessoas à cidade, o que pode fazer com que a economia gire, as pessoas acessem atividades de lazer, eventos culturais, façam visitas familiares, etc”, explica.