O PSOL se solidariza com as famílias desabrigadas e que tiveram perdas com as recentes chuvas em todo o estado da Bahia a partir de ontem, 24 de dezembro.
O sul e o extremo sul do estado já estavam em estado de alerta desde as chuvas no começo deste mês, que já tinha causado enormes prejuízos a população, e agora elas voltam em todo o estado. Nesse período o PSOL no Estado de somou às iniciativas de solidariedade às comunidades atingidas.
Agora as chuvas voltaram ainda mais intensas. O rio Cachoeira em Itabuna transbordou, a elevação do nível do Rio Almada isolou as comunidades rurais de Ilhéus e as cidades de Itajuípe e Coaraci e as barragens de Itapé e Vitória da Conquista ou romperam ou estão no limite para transbordar.
Em Salvador, região metropolitana e Recôncavo as fortes chuvas impactam as famílias mais pobres e que ocupam áreas de risco. A Codesal e a Defesa Civil decretaram alerta máximo em função dos riscos iminentes de deslizamentos. Até o momento são 19 cidades isoladas e 66 em estado de emergência. As ações conjuntas anunciadas entre o governo estadual e federal são importantes mas devem ser ampliadas e envolver o conjunto da sociedade civil de forma a reduzir o sofrimento das famílias atingidas e evitar que situações ainda mais graves ocorram em nosso estado dado que a previsão para os próximos dias é de continuidade das chuvas.
O PSOL se soma aos esforços de solidariedade da sociedade civil e cobrará das autoridades públicas a ação mais célere possível diante das chuvas e das enchentes que afetam o povo baiano.
Executiva Nacional do PSOL
25 de dezembro de 2021.