NOTÍCIAS

Primavera participa de encontro nacional de parlamentares negros

Deputados e vereadores da Primavera Socialista participaram, nesta quarta-feira (12), de um encontro, em Brasília, de parlamentares negros de todo o Brasil. O evento foi promovido pelos partidos da Frente […]

Publicado em: 13/04/2023

Atualizado em:18/04/2023

Primavera participa de encontro nacional de parlamentares negros

Deputados e vereadores da Primavera Socialista participaram, nesta quarta-feira (12), de um encontro, em Brasília, de parlamentares negros de todo o Brasil. O evento foi promovido pelos partidos da Frente […]

Publicado em: 13/04/2023

Atualizado em:18/04/2023

Deputados e vereadores da Primavera Socialista participaram, nesta quarta-feira (12), de um encontro, em Brasília, de parlamentares negros de todo o Brasil. O evento foi promovido pelos partidos da Frente Ampla que apoia o governo do presidente Lula. A atividade contou com parceria da Fundação Friedrich Ebert.

O encontro teve a presença de dirigentes do PSOL de todas as regiões do país. O Setorial de Negritude do partido apresentou um texto para contribuir com a construção da Rede Nacional de Parlamentares Negras e Negros. Veja abaixo na íntegra.

A militante Carolina Lazameth, da Executiva Nacional do PSOL, a co-vereadora de Salvador-BA, Laina Crisóstomo, da mandata coletiva Pretas por Salvador, a vereadora de Belém-PA, Enfermeira Nazaré, o vereador de Guarulhos-SP, Edmilson Souza, e o vereador de Ribeirão Preto-SP, Ramon Faustino, representaram a Primavera Socialista na ocasião.

Leia abaixo a contribuição apresentada pelo Setorial de Negritude do PSOL ao Encontro Nacional de Parlamentares Negras e Negros:

A formação do capitalismo no Brasil estratifica um país em que o processo de exploração econômica, da acumulação de capital e da apropriação dos meios de produção se deu a partir da colonização, escravização e racialização da força de trabalho apoiado em um modelo de produção e reprodução colonial e de superexploração, durante séculos. Portanto, aqui o racismo ganha dimensões estruturais, ligadas visceralmente à formação e ao modelo de desenvolvimento do capitalismo no Brasil.

Racismo esse que reverbera nos dias atuais, através da desigualdade social, econômica, ambiental e sanitária em nosso país. Como exemplo, na pandemia do Coronavírus (COVID-19) a cada 100 mil habitantes, a taxa de mortalidade foi de 172 pessoas entre as pessoas negras e 115 entre brancos. Mesma desigualdade podemos extrair dos números do desemprego no Brasil, no qual 72,9% das pessoas desempregadas são negras ou, ainda, das estatísticas que apontam que a cada cinco pessoas resgatadas do trabalho escravo, quatro são negras.

A expansão capitalista nos centros urbanos impôs a remoção de comunidades, privatização da água e saneamento básico, fragilizando as famílias pobres, somado aos processos de gentrificação e de negação sistemática do direito à cidade, entretenimento e à cultura para as pessoas negras. A guerra às drogas impulsiona, na realidade, a guerra a população pobre e negra, encarcerando jovens negros em massa, desembocando o aumento da letalidade policial e da violência em um verdadeiro genocídio negro no Brasil.

É o nosso povo que morre na fila de espera do SUS, são nossas favelas que sofrem com as operações policiais violentas e são as mulheres negras que encabeçam as estatísticas de feminicídio. Estamos ainda sem pleno acesso à assistência social, terra, moradia e ainda sofrendo com a perseguição das nossas religiões de matrizes africanas. Nós negros e negras ainda somos alvos de um sistema tributário que beneficia os mais ricos e brancos e penalizaa classe trabalhadora e negra por meio da tributação indireta.

Diante deste contexto e da importante vitória do Presidente Lula nas eleições, precisamos de diálogo e construção de política públicas, em conjunto com o movimento negro, voltadas para enfrentar os desafios colocados. Para isso precisamos avançar em eixos centrais para a melhoria das condições de vida da negritude no país:

1- Elaborar políticas públicas voltadas à geração de empregos e renda; que a negritude, enquanto classe trabalhadora, esteja na centralidade das políticas econômicas do Governo. Saudamos e nos somamos aos movimentos sociais que hoje estão defendendo uma Reparação para o povo negro na Reforma Tributária , que onere os mais ricos e promova mais distribuição de renda através de programas e investimentos estatais. Aumentar a fiscalização e o combate ao trabalho escravo. Fortalecer políticas de combate à fome e também combater a terceirização e a uberização trabalhista, incentivando trabalhos formais e novos postos de trabalho.

2- Aprofundamento de ações afirmativas da população negra, por meio do fortalecimento e cumprimento da lei de cotas, fortalecendo o acesso e a promoção cultural, também por meio da Juventude Negra Viva! e de outras políticas de afirmação e acesso à espaços e à direitos da população negra.

3- Enfrentamento do encarceramento em massa e da violência e letalidade da população negra, revisão da política “guerra às drogas”, revisão do modelo de militarização dos territórios e da polícia, bem como ações amplas de combate ao racismo indireto e direito. Defendemos uma nova política de drogas que regulamente e descriminalize o consumo, bem como o fortaleça a política de saúde mental e o fim das comunidades terapêuticas que vão na contra mãos dos princípios do cuidado em liberdade preconizado pelo movimento da reforma psiquiátrica no Brasil.

4- Justiça por Marielle Franco e Anderson Gomes – após cinco anos desse brutal feminicídio político, acreditamos que só é possível o pleno restabelecimento da democracia no Brasil com a resolução desse caso. Queremos saber quem mandou matar Marielle e porquê. Combate à violência política de gênero e de raça. Fortalecimento das políticas públicas de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.

Brasília, 12 de Abril de 2023
Comissão Provisória Nacional do Setorial de Negritude do PSOL

Notícias relacionadas

Go to Top