Militantes e parlamentares do PSOL participaram, nesta terça-feira (25), da 19ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília, que é a maior mobilização dos povos indígenas no país. O evento é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e vai até o dia 28 de abril.
A mensagem central do Acampamento deste ano é a importância da demarcação de terras indígenas para o futuro do país e para a democracia. A programação conta com mais de 30 atividades, divididas em cinco eixos temáticos. São eles: “Diga ao povo que avance”, “Aldear a Política”, “Demarcação Já”, “Emergência Indígena” e “Avançaremos”.
O movimento indígena também promoverá, ao longo da semana, três marchas pelas ruas de Brasília. A primeira delas ocorreu ontem (24) e pediu a derrubada dos projetos de leis anti-indígenas, como o PL 191 que permite a mineração em terras ancestrais, e o PL da grilagem. Na quarta-feira (26), será realizado o ato “Povos Indígenas decretam emergência climática!” e no dia seguinte os movimentos sociais se juntarão em defesa da democracia.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSOL), e a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) participaram de atividades do Acampamento nesta terça. Representando o PSOL, também estiveram presentes os deputados federais Chico Alencar (PSOL-RJ) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS), além do presidente nacional do partido, Juliano Medeiros, e da secretária de organização da sigla, Paula Coradi.